terça-feira, 29 de janeiro de 2013

NÃO PASSEI NO VESTIBULAR, E AGORA O QUE FAZER?



Dos estudantes que não conseguem obter uma nota satisfatória no vestibular, alguns fazem disso uma motivação para o próximo ano, mas a maioria opta pelo desanimo e ficam desmotivados para tentar outra vez. Assim acabam parando ou atrasando seu crescimento profissional, e por fim se tornam profissionais frustrados; não realizados.

Faremos uma analogia com um atleta, como se o estudante candidato a uma vaga fosse um maratonista.
Todos já sabem que a preparação para o vestibular é uma maratona de longas horas de estudos. Mas o que fazer se mesmo depois de incessantes estudos e tempo dedicado, você não conseguir se aprovado? Ou até mesmo quando você consegue uma aprovação parcial, mas fica para a reclassificação, com poucas chances de ser chamado?
Em primeiro lugar deve se ter em mente, que a não aprovação imediata, em se tratando de instituições públicas, é quase que obrigatória, pois elas são mais concorridas do que algumas Instituições privadas, as quais, mesmo assim,  também tem seu grau de dificuldade.

O projeto de fazer parte de uma instituição federal ou estadual é grandioso, por isso o sucesso não vem tão rápido como se imagina. Quem tem a consciência disso, tem melhores chances de dar continuidade à maratona até a linha de chegada, assim como um corredor de triatlo, que tem disposição para a prática de três modalidades diferente sem perder o ritmo, e não como um corredor de 100m rasos, que não tem resistência para percorrer longos percursos.
A reprovação no vestibular é o primeiro obstáculo a ser encarado pelo atleta em sua vida acadêmica e profissional, mas não faça dela um momento de tristeza e não cobre demais de si mesmo, esse momento é o melhor para o amadurecimento e para repor as ideias. Pense e reflita o quanto quiser, mas não perca tempo se auto condenando, prepare-se mais para a próxima oportunidade.



3 Passos para um melhor rendimento 
Primeiro passo: Para um preparo consistente faça uma análise do seu desempenho nas provas de vestibular que você prestou. Uma forma bem eficiente de montar um mapa de seus pontos fortes e fracos é estar com suas notas em mãos. A tática ajuda não só a determinar quais disciplinas merecem mais atenção, como também ajuda a combater o sentimento de que as matérias se repetirão em mais um ano de cursinho. Se o desempenho foi fraco, é porque o conteúdo não foi devidamente aprendido e precisa ser revisto com atenção redobrada.

Segundo passo: Fazer uma análise crítica do método de ensino adotado até então, é outra medida recomendada. Mudar de estratégias pode ser positivo. Afinal, se algo não está dando certo é sinal de que alguma coisa está sendo feita errada.

Terceiro passo: Aprender com experiências de sucesso também ajuda. Na prática, isso significa procurar os amigos aprovados no vestibular em busca de métodos de estudo comprovadamente bem-sucedidos. Em educação, os bons exemplos devem ser imitados. Isso não significa comparar-se a outras pessoas (o que causa sofrimento) mas sim repetir processos satisfatórios sempre que possível.

É importante destacar que esses passos não são uma fórmula mágica para aprovação, eles apenas vão te ajudar a caminhar sem se perder no meio do caminho.
Agora, você que  vai voltar à escrivaninha ou ao computador para estudar, vale ainda outra orientação. Apesar da resposta negativa do vestibular, é preciso manter a autoestima elevada. Afaste de sua mente a ideia de que não passou por incapacidade. A concorrência é grande e não há vagas para todos! Se a aprovação não veio desta vez, virá da próxima! Pais e familiares devem cooperar nesse processo. Aos 18 anos, a reprovação no vestibular é uma das primeiras decepções que muitos jovens enfrentam. Superar esse episódio exige maturidade e o apoio das pessoas mais próximas.

A seguir, compilamos algumas frases de encorajamento tiradas do yahoo respostas, que nada mais são do que frases sinceras que vão colocar você pra cima e te motivar pra tentar e não desistir.


"Tente outra vez e não desista nunca. Mostre que você é brasileira."
"Continue se preparando e manda ver no meio do ano. Abs"
"Nunca desista. Continue estudando, pois se persistir conseguirá passar."
 "Dicas e segredos para arrasar no vestibular. Além de passar boa parte do dia em frente aos livros, vestibulando deve conhecer truques para otimizar estudo e melhorar o desempenho nas provas.
 Passar no vestibular exige mais do que concentração e horas de estudo. Ingressar numa boa faculdade requer um planejamento sério para otimizar o tempo dedicado aos livros. Elaborar um plano de estudos, não acumular dúvidas e participar de atividades culturais no fim de semana podem ser boas alternativas para ter sucesso no vestibular. Conheça algumas dicas que podem fazer a diferença no resultado dos exames.
 Cursinho
 Fazer cursinho só vale a pena se você está disposto a freqüentar as aulas assiduamente e executar as tarefas propostas pelos professores. O simples fato de se matricular no cursinho não aprova ninguém. Assistir apenas as aulas mais interessantes também é um erro comum de alguns vestibulandos. Uma vez matriculado, o estudante deve acompanhar a grade de horários da instituição, ouvir conselhos dos orientadores e aproveitar os simulados para avaliar seu desempenho.
 Muitos estudantes que apresentam ótimas colocações no vestibular nunca passaram por cursinho. Alguns são tão disciplinados que conseguem passar o dia estudando em casa. No entanto, se você já acabou o colégio e está se preparando para o próximo vestibular, o cursinho pode lhe ajudar a selecionar as matérias com maior probabilidade de cair nas provas.
 Terceiro colegial
 Durante o terceiro colegial, fazer cursinho pode atrapalhar quem tem a agenda muito comprometida com o colégio. Em alguns casos, passar o dia inteiro assistindo aulas pode diminuir a taxa de aprendizagem do aluno. O ideal é ter tempo para assistir aulas, fazer exercícios, ler os livros recomendados e ainda descansar. Se sua escola é mais tranqüila e não exige muita dedicação dos alunos, fazer um cursinho à tarde pode ser uma boa alternativa.
 Estudar em casa
 Se você passa a tarde estudando em casa, disciplina deve ser sua palavra-chave. É importante ter um espaço tranqüilo, longe das tarefas domésticas, do celular e dos problemas familiares. Caso contrário, melhor procurar uma biblioteca ou a sala de estudos do seu colégio. O melhor é fixar uma agenda, com horários reservados para descanso e lanchinhos.
 Dúvidas
 Use o tempo de estudo em casa para fazer exercícios, treinar redação, ler a bibliografia indicada e anotar suas dúvidas. Aproveite para tirá-las nos plantões dos cursinhos ou com professores. Não deixe acumular matéria, especialmente as que você tem mais dificuldade. Aliás, priorize os assuntos que você considera mais complicados. Ao mesmo tempo, não descuide das matérias que você tem maior facilidade. Muita gente acaba perdendo pontos garantidos por menosprezar assuntos mais fáceis durante os estudos.
 Os simulados podem fornecer informações valiosas ao longo do ano. Se suas notas em matemática e física, por exemplo, são mais baixas que nas outras matérias, a recomendação é priorizar estas disciplinas.
 Perfil cult
 Outra dica preciosa é usar o tempo livre para atividades culturais que possam ajudar durante as provas. Ir ao cinema semanalmente, além de divertido, pode ser um bom meio de estudar história, literatura e geografia. Ler jornais e revistas também pode ajudar na redação e a estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. Os vestibulares têm ficado mais modernos: estão exigindo menos fórmulas e informações específicas.
 Quem tem um repertório cultural amplo acaba tendo mais chances de sucesso. E não é lendo apostilas do cursinho que o estudante adquire referências culturais. É preciso usar o fim de semana para freqüentar livrarias, ir a mostras de cinema, ao teatro e a exposições de arte.
eu tentaria para 2014 mas faria um curso e estudaria muito para não esfriar a mente. pois estudando vc terá mais chances. não deixe de estudar amigo pois caso vc desista vc irá se arrepender no futuro. e entrar para uma Federal é a melhor coisa que pode acontecer para uma estudante. força e boa sorte.
Realmente, não é fácil quando não atingimos de imediato nossos objetivos.
 Não apenas no vestibular, mais um emprego no qual não conseguimos, uma expectativa que se foi de uma forma que não contávamos. Isso acontece, e por mais que nós sentimos abatidos, sem vontade, devemos compreender que isso é uma forma de ver, que o mundo não gira em torno da gente. Que se nós queremos algo, devemos tentar até conseguir.
 Eu demorei 3 anos para ser aprovado na UFPR, e finalmente consegui, sem usar a nota do ENEM. Eu sei muito bem como você se sente, pois já me senti assim. Eu te digo, cabeça erguida! Você não ira perder esse ano. Eu fui fazer a matricula, e percebi o quanto é bom ser alguns anos mais velhos do que se tivesse entrado após o termino do ensino médio. A nossa cabeça muda, estamos mais maduros, e preparados, e motivados, e realmente sabendo viver. Aproveitar ao máximo. Não fique aflita. Estude e trabalhe (Eu fiz isso!!!) e tente, tente quantas vezes for necessário, mais siga seu sonho. Se você quer entrar em uma universidade publica, não desista! Não se conforme com uma particular. Alcance seu objetivo. Eu sei o quanto será difícil você acreditar em minhas palavras, porque quando eu estava nessa situação, eu não acreditei em quem me incentivava, mais gostaria que você fizesse uma reflexão sobre isso, e quando conseguir, quando estiver pulando de alegria por ser uma universitária, você ira entender, que até foi bom amadurecer um pouco antes de entrar na faculdade desejada, e que você será uma ótima profissional. Sucesso !!!"
"Faça o Enem novamente, tente vaga através dos vestibulares das universidade públicas, e se inscreva no Prouni tb. Tente vaga numa boa Facul particular talvez ? tipo Puc - RJ, Faculdade Morais Jr, que faz parte do Mackenzie que é uma das melhores aqui de São Paulo. Já tentou fazer um cursinho ?, um curso de inglês ? leia bastante é fundamento te ajuda na redação, e faz de vc uma pessoa cada vez mais culto. Em último caso, trabalhe de dia e estude a noite, mas, vai por mim, nunca deixe de estudar!"
"Deus tem sempre o melhor para a gente, então se você não passou, não foi para o seu mal, e sim tem algo melhor vindo pela frente.. Beijos!"
"vc vai passar, estuda mais.... vc vai conseguir"
"Você foi reprovada no vestibular ou no ENEM?? Mas enfim... Meu conselho é: não desanime. Mas, se você já tentou duas vezes e não conseguiu, talvez seja um sinal de que você não tem se esforçado o suficiente. Se você está tentando passar num vestibular público (tipo Fuvest), saiba que é preciso mais do que só se esforçar muito. É preciso ir além. Você precisa de ânimo, disciplina, força de vontade e precisa confiar em sua capacidade. Organize seus estudos e dê tudo de si. Se possível, matricule-se em um bom curso pré-vestibular (se você mora em São Paulo, recomendo Objetivo, é caro mas vale muito a pena). E o mais importante: faça o que você gosta. Se estiver tentando estudar coisas que não te agradam, não adianta, não vai passar nunca. Se seguir todas essas dicas você será bem sucedida. Boa sorte da próxima vez! Fonte(s): Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP."
"Duas histórias para você:
 Thomas Edison, um dos maiores gênios que a humanidade conheceu - foi expulso da escola primária porque seu professor concluiu que ele tinha "cérebro ôco" e era incapaz de aprender.
 Thomas Edison não desanimou.
 Quando passou a exercer pleno domínio sobre seu "cérebro ôco", produziu a lâmpada elétrica, o fonógrafo (do qual se originou o CD Player), o projetor de cinema, o microfone, o mimeógrafo, além de aperfeiçoar outros inventos, entre eles o telefone e a máquina de escrever, num total de mais de mil inventos.
 Segunda:
 Em 1991 a banda Brand New Heavies fez uma audição para a escolha de um cantor para o grupo. Jamiroquai participou e foi descartado.
 Jamiroquai não desanimou.
 Juntou-se aos músicos N. Van Gelder, Toby Emith, Stuart Zender - grande baixista e Wallis Buchanan, formado assim a banda Jamiroquai. O resto você conhece."
"Você está tão jovem... fica assim, não. Eu fiz vestibular com 17 pra 18 anos e passei de primeira, mas só cursei o primeiro semestre e desisti do curso ... :-( Mais de 20 anos depois fiz novamente e conclui. Só faltando colar grau que ocorrerá este ano, com fé em Deus. Não fique triste, não. Sugiro que acesse as fontes abaixo. Ria um pouquinho, depois faça um teste vocacional pra saber se está no caminho certo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!