segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sem manutenção, velódromo da USP está fechado desde os anos 90

Não tem nada mais gostoso do que torcer nas competições em época de olimpíadas, ainda mais sabendo que o Brasil será sede da copa dentro de dois anos e das olimpíadas dentro de quatro anos. Pensando nisso eu me senti motivada a treinar algum esporte, afinal esporte é saúde, e saúde é vida. 
Em busca de um local mais próximo pra poder treinar dei logo de cara com isso:

Velódromo no campus da USP, único de SP, está fechado para o público desde os anos 1990
"O velódromo do campus - o único da cidade de São Paulo - está fechado desde o início da década de 1990, embora tenha condições para abrigar treinos. Para o ex-ciclista de elite, Cleber Ricci Anderson, 44, que treina na USP, o velódromo, embora deteriorado, poderia abrigar treinos. A pista mais próxima fica na cidade de Caieiras, a 40 km de São Paulo, mas o desenho de suas curvas é menos seguro quando comparado ao da Cidade Universitária, na opinião do ciclista.
Segundo Anderson, que já foi campeão paulista de ciclismo, os treinos de velocidade -feitos em pelotões nas ruas do campus - são a parte mais "agressiva" do esporte e poderiam ser feitos ali.
A parte de condicionamento, no entanto, permaneceria nas vias do campus.
Mesmo ao considerar o local apto para receber treinos, Anderson lamenta o estado de conservação da pista e, principalmente das arquibancadas, que tem problema de estrutura visíveis, pela falta de manutenção.
O espaço tem sido usado para festas das faculdades da USP, mas engenheiros já alertaram para problemas estruturais nas arquibancadas, para as quais deve ser observado um limite de pessoas.
Já a pista, sem manutenção há quase duas décadas, apresenta infiltrações de água que levaram à formação de acúmulos carbonato de cálcio, como no processo de formação de estalactites em cavernas. Vistas de longe, parecem rachaduras remendadas com argamassa.
O diretor do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP), Carlos Bezerra de Albuquerque, diz que está aberto para que os ciclistas façam propostas para o uso do espaço. Dessa forma, seria possível tentar verbas no Ministério dos Esportes ou com a iniciativa privada.
Quanto a verbas próprias da universidade para a reforma, o diretor afirma que a instituição não colocou o velódromo como prioridade, mas que já existe um plano diretor com projeto para reforma do espaço.
O velódromo foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 1975, que acabaram transferidos para a Cidade do México devido a um surto de meningite no Brasil."
fonte: folha.com

Denúncia feita, o recado está dado...
Prova CBC - divulçação


Um comentário:

  1. É issomesmo! denúncia com fatos e fotos! o Brasil projeta uma imagem no exterior que não corrponse à realidade, no que respeita ao esporte!

    ResponderExcluir

Comente aqui!