sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O surdo vive no silencio absoluto? A realidade surda.

O surdo não vive no silêncio absoluto, na verdade não há desvantagem na surdez quando se fala em comunicação e linguagem, visto que não é a modalidade da língua que define se estamos em silêncio ou não. Os surdos percebem os sons através da vibração, através da observação da movimentação dos outros indivíduos e através do contato corporal com alguém que lhes guie o ritmo e assim por diante.

Os surdos dançam, apreciam e ouvem música a seu modo, têm sensações de barulho, constroem seus mundos e suas subjetividades na e através da língua de sinais, enfim, concebem e redefinem seu mundo através da visão. É uma crença equivocada pensar que a língua de sinais dos surdos é uma língua silente, ou que os surdos vivem num mundo de silêncio total.

"'Séculos atrás, éramos uma caixa de lápis, não seres humanos. Porque os pontos de vista médico e audiológico têm nos impedido de ser vistos em um contexto linguístico-cultural, rótulos arcaicos têm sido colados a nossa língua e literatura - alguns dos quais ainda exitem neste dia e era (Ann Silver, 1999)".





fonte: G ESSER, Audrei. O surdo. In: LIBRAS? Que língua é essa? São Paulo. Parábola, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!