terça-feira, 4 de março de 2014

Discurso sobre beleza da vencedora do Oscar Lupita Nyong'o que deixou a platéia sem reação


Leia e veja que lindo este discurso da atriz  vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante de 2014 Lupita Nyong’o no sétimo prêmio anual da Essência da mulher negra em Hollywood.

   “Eu recebi uma carta de uma menina e eu gostaria de compartilhar um pedacinho com vocês.


 ‘Cara Lupita’, lê-se, ‘eu acho que você tem muita sorte de ser negra e ao mesmo tempo bem-sucedida em Hollywood. Eu estava prestes a comprar cremes clareadores para clarear a minha pele quando você apareceu no mapa mundi e me salvou’.  
   Meu coração sangrou um pouco quando eu li aquelas palavras eu nunca poderia ter imaginado que no meu primeiro emprego após a escola seria tão poderoso a ponto de me propelir a passar uma imagem de esperança da mesma forma em que as mulheres de ‘A cor púrpura’ passaram para mim. Eu me lembro de uma época em que eu também não me sentia bonita. Eu ligava a televisão e eu só via peles claras. Eu me sentia perseguida pelo meu tom de pele escuro, e minha única prece a Deus, o Deus de milagres, era pra que eu acordasse com a pele branca.  O dia seguinte chegaria e eu ficaria super empolgada de ver minha nova cor de pele que eu me recusaria um olhar cabisbaixo no espelho porque eu iria querer ver minha fé inabalável primeiro. E todo dia eu experienciava a mesma decepção de estar tão negra quanto no dia anterior. Eu tentei negociar com  Deus. Eu falei pra ele que iria parar de roubar cubinhos de açúcar naquela noite se ele me desse o que eu queria; que eu passaria a escutar cada palavra da minha mãe - ela está sentada bem alí – e que eu nunca mais iria perder  o meu abrigo da escola se ele me tornasse mais clara naquele momento. Mas eu acho que Deus não se impressionou com o que eu estava disposta a barganhar porque Ele nunca escutou. 
    Quando eu era adolescente o ódio de mim mesma piorou. Como vocês podem imaginar acontece com adolescentes, minha mãe sempre me lembrava de que ele me achava linda, mas não me consolava, ela é minha mãe, é claro que ela deve me achar linda. Então uma oportunidade surgiu no cenário internacional. Uma modelo reconhecida, ela era negra como a noite, estava em todas as passarelas, em todas as revistas e todo mundo comentava do quanto ela era linda, até mesmo a Oprah a chamou de linda, depois disso virou fato.  Eu não podia acreditar que as pessoas estavam aceitando uma mulher que se parecia tanto comigo como linda. Meu complexo tinha sempre sido um obstáculo a ser superado e de repente a Oprah estava me dizendo eu não era! Era confuso e eu queria rejeitar isso porque eu já havia começado a apreciar o fascínio da inadequação. Mas uma flor não pôde deixar de florescer dentro de mim quando eu vi um vácuo no meu próprio reflexo que eu não podia negar. Agora eu tenho uma primavera dentro de mim porque eu me senti mais vista e valorizada pelos guardiões dos portões da beleza. Mas á minha volta prevalecia a preferência por peles claras. Para aqueles a quem eu me importava eu ainda não era bonita. E minha mãe mesmo assim me dizia ‘você não pode não pode comer beleza, não te alimenta’. E essas palavras brincavam comigo, eu não as entendia realmente até que eu finalmente percebi que beleza não era algo que eu poderia adquirir ou consumir, era algo que eu simplesmente tinha que ser. E a intenção da minha mãe ao me dizer ‘você não pode comer beleza’ era de que não se pode confiar que a beleza vai te sustentar. 
     O que nos sustenta de verdade, o que fundamentalmente é bonito é a compaixão, por você mesma e por aqueles á sua volta. Este tipo de beleza estimula o coração e encanta a alma, é o que pôs a Patsye em tantos problemas com o mestre dela, mas é o que também manteve a estória viva até hoje. Nós nos lembramos da beleza do espírito dela mesmo depois que a beleza do espírito dela desapareceu. Então eu espero que a minha presença nas telas de vocês e nas revistas leve você, mocinha, a uma jornada semelhante. 
   Que você sinta a comprovação da sua beleza externa, mas também se comprometa a passar a ser linda por dentro. Não há escuridão nesta beleza”. 


link para o vídeo do discurso: http://www.youtube.com/watch?v=ZPCkfARH2eE
link para assistir 12 anos de escravidão online:http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-12-anos-de-escravidao-legendado-online.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!